sábado, 24 de outubro de 2015

Mês do Halloween - Monstros - Parte II Final

Melhores monstros (alternativos) de RPG terror!

Anjos Lamentadores.
Não olhe para eles.

Olá aventureiros! E ai que fazem nesta noite de sábado? 

Pois é eu também.

Ok, não. Que seja hoje falaremos dos Melhores monstros (alternativos) de RPG terror!

Se há uma coisa que sai pelas beiradas são grandes terrores em todo tipo de mídia. Vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis e etc... mas e quando até estes grandes monstros ficam "passados" na mesa de jogo?

Resposta: Inovar!

Existe um tipo de livro para os RPG´s que chamamos de Bestiários. Como o nome sugere é um livro que contém inúmeros monstros e criaturas de todo tipo, para todos os gostos e para todos os cenários. Assim o mestre acaba tendo em mãos um compendio com todos os monstros possíveis e dicas de montar suas próprias criaturas.

Assim, com o espirito de dar a você, mestre e ou jogador de RPG, novas opções de desafios terríveis, veja aqui uma seleção dos dez melhores monstros (alternativos) para jogos de RPG terror!

Tremei (ainda mais) mortais!

10 - Magnetus (ND 19)

Então não será o vilão o capacete e não o mutante?
Pensem nisso...

Não. Esse monstro não é um mutante que manipula metal.

Um Magnetus é um elmo todo adornado e trabalhado que pode manipular objetos ao redor e quando se deixa ser usado sussurra idéias de tramas e traições ao seu usuário.

"A mas que sem graça. É só não usa essa parada ai tio!"

Sim sei. Bom vamos ver um pequeno, mesmo que não exatamente igual, exemplo de Magnetus. O diário de Tom Riddle. Sim eu sei, o diário não é um Magnetus, mas sim uma Horcrux, mesmo assim veja, é apenas um objeto que mesmo distante de Gina a obrigou a reavê-lo revirando o quarto de Harry.

Um Magnetus não é diferente.

Um Magnetus pode manipular a mente dos seus usuários, não com poderes, mas sim com palavras.

"Ah, mas isso é simples. É só não ouvir... não é?"

Te digo apenas um nome: Hannibal Lecter. O Doutor Hannibal, assim como um Magnetus, tem uma inteligência aguçada e sabe como manipular de tal forma que o usuário fica a mercê do mesmo. Além de tudo, como apontei lá em cima, um Magnetus pode manipular a distancia certa carga (ou atacar!).

"... deixa quieto tio..."

DICA: Para usar um Magnetus em campanha eu recomendo uma simples coisa: não avise os jogadores sobre o Magnetus. Na verdade se forem jogar terror, a menos que você queira, não revele o que os jogadores irão enfrentar. Acredite o clima se torna outro! Mas voltando ao Magnetus, não revele a forma do Magnetus e nem mesmo quem está com ele, assim você irá criar uma "rixa" no grupo para saber quem é o assassino, afinal pode ser qualquer um. Até mesmo você.

9 - Zangão do pesadelo (ND 4 - 8)

Freddy: É você Barnabás?

Sabe aquele pesadelo que você acorda no meio da noite suando... você olha em volta da sua casa mas seu coração mesmo assim não desacelera. Você se levanta da cama, vai beber um copo de água e descobre que o mundo ainda é mundo. Que aquele terror foi engolido pelo seu travesseiro e você pode voltar a dormir sem problemas.

Zangões do pesadelo são diferentes. Eles não somem quando vocês abrem os olhos. Eles estão lá em cima de você na sua cama com um ferrão metálico pronto pra te empalar e sua carne virar parte de novos zangões. Pois é.

Zangões do pesadelo são seres que vem da dimensão dos pesadelos a mando de lordes malignos tentando tomar nosso mundo. Os Zangões se dividem em tipos diferentes e habilidades diferentes. Zangões do pesadelo são bestas horrendas com aparência de esqueletos, rostos de crânios descarnados e ferrões que agem como lanças.

Difícil dar uma descrição do Zangão melhor que a imagem acima e se isso por si só não levar seus jogadores ao delírio (ou infarto) difícil dizer o que fará. Fora isso Zangões, como eu disse, são apenas os primeiros de uma invasão da dimensão dos pesadelos.

DICA: Zangões do pesadelo são velozes e fortes, além de serem bem furtivos. Como Lickers de Resident Evil, dar uma descrição detalhada e pode ser por si só um susto em si. Essas feras podem se esgueirar pelas sombras como os Aliens do Oitavo Passageiro e, me atrevo a dizer, talvez sejam piores...Como cereja do bolo seria interessante que os Zangões, a primeira vista, aparecessem na forma de um medo especifico de cada personagem ou de monstros aleatórios.

8 - Bulette (ND 7)

Vem monstro, vem!

O Ataque dos Vermes Malditos. Já assistiram? Não?

...

Não culpo vocês.

O Ataque dos Vermes Malditos é um filme onde vermes monstruosos saem da terra e comem as pessoas, carros e o Victor Wong. E se você sabe quem é Victor Wong parabéns, você é mestre na rara arte da magia de camponês.Mas estou divagando.

Os Bulletes são literalmente tubarões que viajam por baixo da areia e devoram todos que cruzam seus caminhos assim como seus objetos! Bulletes são monstros que vivem para comer e apenas isso. Viajar por baixo da terra dá uma vantagem cruel para os Bulletes e um medo mais que real aos jogadores, afinal, mesmo com armas como raios acertar um bicho debaixo da terra?

Bulletes tem, diferente dos vermes, braços e pernas musculosos e atarracados, o que faz eles poderem saltar da terra e acertar seus alvos com sua bocara cheia de dentes e convites a morte (nossa estou poético hoje).

DICA: Poucas criaturas são tão versáteis quanto um Bullete (ou Bulletes, caso queira). Claro que o cenário deve estar em meio a lugares mais desérticos. Você mestre pode até mesmo colocar pequenos prédios e construções para dar a (falsa) sensação de segurança aos jogadores, até por que em O Ataque dos Vermes Malditos, eles destroem as fundações dos locais onde os heróis tentam em vão sobreviver. As vezes as melhores coisas da vida são mesmo as menores.

7 - Medusa (ND 7)

Anão: Você é um monstro...
Medusa: Não, não... essa minha imagem veio do Manual das Raças.

Ah, Medusas. Como não amá-las.

É claro que o primeiro pensamento que vem a mente é que não se pode usá-las fora de um ambiente medieval. Grave erro. Medusas são monstros mitológicos terríveis e se você nunca ouviu falar eu pergunto:

Em que caverna você tem vivido?

Medusas são mulheres com cabeça, braços e torso humano, calda de serpente e em seus cabelos também são inúmeras serpentes. Normalmente elas andam semi-nuas, tem garras e na lenda original, possui bestas (como pistolas que disparam flechas... sério em que caverna você vive?). Mas de longe o pior e mais perigoso poder da Medusa é o de transformar em pedra quem olhar para ela.

Você já imaginou? Tem uma mulher meio serpente que você sequer pode revidar sem virar pedra!

Pois é.

Sim sei que tem o macete de "com uma superfície refletora e olhar indiretamente para ela", mas levemos em consideração que para acertar algo, seja o que for, indiretamente é uma tarefa semi divina! De fato, somente um semi-deus matou a Medusa na mitologia original, então este "macete" pode não ser fácil de fazer.

DICA: Medusas em jogo tem sua origem mística, mas não necessariamente em uma aventura medieval. Imagine que uma Medusa foi presa por uma divindade e os aventureiros a soltaram sem querer no meio de Nova York! Ok, pode soar como filme B de Sessão da Tarde, mas sejamos francos, não precisa ser assim. Tudo vai depender da narração. Imagine que os aventureiros soltaram a Medusa e ela vem atacando sistematicamente pessoas na cidade. Em confronto a policia a vê e todos viram estatuas, helicópteros caem, carros batem e por ai vai. Coloque os heróis em quarentena coma  criatura lá dentro! Corram... mas de olhos fechados.

6 - Gigante (ND 7 - 13)

Gigante: Mocinha eu moro aqui perto, você não teria
um feijão ou dois pra completar a passagem?

Sim sei, Gigantes não são necessariamente discretos.

E a ideia É ESSA!.

Para quem assistiu ao novo "Godzilla", viu que podia ter sido muito melhor, mas existiu uma cena ali que me fez colocar os gigantes aqui. Em um combate entre o Gdzilla e o M.U.T.O. (por que não dizer Kaiju?), Elle a esposa do cara do exército que não lembro o nome, mas que fez o Mercúrio no filme dos Vingadores, está embaixo escondida no porão de um prédio e os monstros lutam e caem próximo deles, e Elle faz uma cara de "ESTAMOS MORTOS!", que ficou muito bem feita.

Eu vejo medo na cara dela!

Então utilizar gigantes como monstros no terror pode sim ser um dos mais assustadores desafios de todos.

Lembrei agora de Cloverfield, que teve um final fraco, mas um desenvolvimento muito bom dando um tom de medo muito mais forte que achei que podia ver num filme de monstros gigantes.

DICA: Obviamente que a escala de enfrentar gigantes são muito grandes. O truque é saber onde usá-los. O lugar mais comum são cidades, por um simples motivo: a destruição maciça pode render uma descrição incrível, assim como tornar os jogadores "manobráveis. Isso significa que se os aventureiros decidem subir em um prédio para chegar ao helicóptero, faça com que um bloco de concreto acerte o helicóptero e destrua as esperanças dos jogadores. Sim é cruel. Sim é terror.

5 - Bodak (ND 8)

Giorgio Tsoukalos: Aliens.
Bodak: Eu já disse que não sou um alien!

Quando uma criatura maligna mata um humano, a corrupção pode tomar conta de tal forma, que o corpo volta como um Bodak.

Bodaks são perigosos pois são fisicamente superiores a humanos, possuem um olhar literalmente fatal e possuem um ódio mortal por tudo aquilo que vive por pura inveja de quem ainda respira. A sua aparência também não fica atrás sem nariz e de cabeça alongada (que faz parecer um Alien, pelo menos eu achei).

Se eu pudesse comparar, diria que o Jason de Sexta-feira 13, seria um Bodak. Claro que as características físicas são obviamente diferentes, mas os impulsos cruéis, a resistência e a origem (sério, Jason era um garoto de aparência diferente que foi afogado pelos colegas. Trauma).

Bodaks são seres que você não pode negociar. Não há conversa nem tentativa de fuga eterna se você fica na mira de um Bodak. A sua única limitação direta é a luz do Sol, o que faz os Bodaks tiverem que ficar escondidos em cavernas e locais escuros no geral. Se comparar ao Jasom, de novo, é que o Jason só ataca quem fornica em Cristal Lake (ou em Nova York... ou no espaço... credo).

DICA: Bodaks podem se encaixar em quase todos os Slashers (assassinos) que existem. Jason ou mesmo Michael Myers, lembrar bastante estas criaturas. Claro que histórias que envolvam Bodaks podem ser simplistas talvez. Uma boa ideia seria deixar o grupo não equipado com nada que possa de fato matar o Bodak, o que obriga o grupo a uma contínua fuga, ao melhor estilo Sexta-Feira 13 e Halloween.

4 - Carrasco de Lena (ND 6)

Aventureiro: A que fofinho...
...pena que não dá pra matar.

Á alguns anos atrás, quando comprei a edição de "A Libertação de Valkaria", encontrei uma criatura que me fascinou imediatamente: O Carrasco de Lena.

Para quem não sabe, no cenário de Tormenta, Lena é conhecida como a deusa da vida e o seu Carrasco é uma criatura tão interessante quanto ela própria. Ele parece uma salamandra grande, com pernas atarracadas, cauda grossa e um tentáculo veloz e perigoso. A grosso modo, parece um Dragão de Komodo, mais lento e com um chicote assassino.

Sim, realmente comparado as outras criaturas daqui ele não mereceria estar entre os cinco melhores (talvez nem entre os dez mais veja bem), mas existe algo que faz o Carrasco de Lena ser icônico e perigoso como poucos: todo dano causado em um Carrasco cura ele ao invés de ferir!

Agora imagine a cena. Você está em cima da mansão de Racoon City e recebe o lança foguetes. Você mira ele no Boss final e atira. Quando a fumaça some você vê o Boss não pior mas sim melhor e mais forte! Ai é joelho no chão meu caro, garante a alma por que o corpo já foi.

Então imagine seu grupo mais que armado, confiando nas armas que coletaram e tudo mais, eles cravam balas e mais balas no carrasco e ele simplesmente vai para cima de todos como se cada tiro fosse um convite para uma refeição fácil.

DICA: Carrascos de Lena, por sua aparência podem não trazer todo terror que uma campanha merece, mas é essa justamente outra vantagem dele.Se você já assistiu "Pânico no Lago" onde um crocodilo é o vilão, verá que mesmo uma criatura menos combativa, nem de longe, é um desafio a se ignorar. Uma solução de derrota do monstro seria, talvez, criva-lo de seringas com antibióticos talvez quem sabe. Mas até descobrirem isso...

3 - Cemitério vivo (ND 17)


Pedimos desculpas por não ter uma imagem de um cemitério vivo.
Este é um golem da floresta.
Ainda não temos notícias de Eusébio, nosso fotografo, mas ainda temos esperanças.

Na primeira lista que fiz com monstros clássicos, os Zumbis, ficaram em primeiro lugar.

No caso do cemitério vivo é muito similar ao mesmo tempo que é original e diferente. Um Cemitério Vivo, é quase como um golem, a diferença é que ele cresce sem parar absorvendo terra, lápides e é claro corpos de suas vítimas.

Este monstros é extremamente original e existem formas e mais formas de trazer medo aos jogadores (afinal é uma partida de terror não?). Imagine que os heróis adentar o cemitério e aos poucos os NPC´s começam a morrer e desaparecer sem deixar vestígios. Talvez até mesmo um dos personagens jogadores morra em combate ou não e seu corpo será absorvido pela criatura.

Estes cemitérios existem, assim como o Bodak, por um espirito com inveja dos vivos, mas de forma ainda pior. Seu tamanho pode começar de um modo e terminar como o de um gigante! Pensem nas possibilidades.

Apesar de tudo isso, estes monstros terríveis talvez sejam mais temidos ainda não por apenas se apoderar do corpo como também das almas de suas vítimas, obrigando os heróis a destruírem as criaturas se quiserem que seus amigos tenham finalmente descanso e não fiquem andando por ai engrossando ainda mais o corpo putrefaço e profano da criatura.

DICA: Como dica digo apenas isso: banho morno. Sabe aquela história do sapo que fica na panela e a temperatura aumenta aos poucos? Faça isso com os jogadores. Atrai-os com os motivos que forem e aos poucos subjugue o grupo. Retire deles pouco a poucos equipamentos, armas e amigos, afinal a criatura pode absorver o que é e o que não é orgânico e veja o circo pegar fogo!

2 - Gárgula (ND 4)

Gárgulas: Algumas são mais discretas que as outras.

Vocês já se sentiram observados?

Sabe quando você de repente olha para trás e não tem ninguém lá. Seja na rua, em meio a amigos ou mesmo na sua própria casa.

Assim agem as Gárgulas. Claro que Gárgulas tem aparência normalmente assustadoras, mas no fundo sabemos. São só estátuas.

Será?

Não há melhor exemplo que possa dar além dos Anjos Lamentadores da série inglesa Doctor Who. Estes Anjos, são seres feitos de pedra que só se movem quando alguém olha para eles. O que não seria de assustar caso eles não se alimentassem de energia e comessem a energia das baterias de lanternas, câmeras ou o que for. Além disso, olhar tempo demais para um deles transforma o observador em um deles. Como cereja do bolo, os Anjos são incrivelmente inteligentes, capazes de bolar planos complexos e manipular tecnologia.

Gárgulas são consideravelmente diferentes, mas o fator terror nem de longe é menor.

Imagine-se sendo seguido. Olha para trás e nada além daquela estátua feia na parede e as luzes da rua. Você instintivamente se vira de novo e vê a mesma cena, sem notar que a estátua está agora te encarando. Você se vira novamente... pela última vez.

A vantagem de se mesclar aos prédios e paredes faz das Gárgulas um inimigo oculto, perigoso e ardiloso.

DICA: Não se prenda a esteriótipos. Gárgulas normalmente são retratadas como monstros, mas na prática, faça valer qualquer estátua. Anjos, cachorrinhos, leões, um cavaleiro em seu cavalo... Gárgulas podem vir em todos os tamanhos e em todos os formatos. Prova disso, é que em um dos episódios do Doctor a Estátua da Liberdade é um Anjo Lamentador! Viva a América.

1 - Aboleth (ND 11)

Se ele controlou minha mente pra ganhar o primeiro lugar? Claro que não.
Agora vamos reverenciar o grande Aboleth!

Vocês já ouviram falar em H. P. Lovecraft?

Se sim, parabéns, se não, não se desespere.

H. P. Lovecraft (Howard Phillips Lovecraft 20/08/1890 á 15/03/1937) foi um dos maiores escritores de terror dos Estados Unidos de todos os tempos. Suas obras mais conhecidas são "Os Mitos de Cthulhu", uma coletânea de obras sinistras cheias de loucura, ou melhor, ele narra a loucura e nos transporta a um mundo onde nós, seres humanos, não somos mais que formigas diante de poderes antigos dos chamados "Antigos".

"Ok... mas o que isso tudo tem haver com esse tal de Aboleth?"

Já estou chegando lá. Na primeira vez que vi o Aboleth sem ler sua descrição, admito, achei um bicho imbecil. Ele se parece com um peixe grande com tentáculos, sendo que dois são maiores, três olhos paralelos de cima para baixo e de barriga rosa com o resto do corpo nas cores cinza e verde. Em resumo, tosco.

Mas ai veio a minha surpresa. A descrição do que um Aboleth é capaz não só me surpreendeu como também me fez pensar em um único ser que traçaria um paralelo com ele, o tão terrível Cthulhu, o mais conhecido (e temido) dos Antigos criados por Lovecraft!

Se você realmente não conhece e nunca ouviu falar do Cthulhu, tudo bem, aqui vai uma breve descrição do Aboleth para você: Quando um Aboleth nasce ele possui todas as lembranças e habilidades de seu genitor, pode devorar criaturas e assim também adquirir seus poderes e habilidades, possui telepatia e pode controlar inclusive criaturas inteligentes sem grande esforço e são donos de uma inteligência fora do comum.

Por isso convido vocês a imaginarem o seguinte: Você e seus amigos estão lá na praia, comendo, bebendo e ouvindo um som. Um(a) de seus colegas decide entrar na água para dar uma nadadinha. Ao por os pés na água ela simplesmente para. Ela olha para vocês e sem dizer nada de muito expressivo, com o olhar perdido, vai até a cesta de comida, pega a faca e esfaqueia o pobre amigo que estava logo atrás perguntando se ela estava bem. Sem que ninguém mais veja claro. Ela grita e diz que o amigo de vocês se machucou. Rapidamente os demais chegam e o primeiro também é degolado, os demais acabam por dominar sua amiga e no processo acabam a matando. Em frangalhos, com lágrimas nos olhos e cheios de sangue dos amigos, um dos sobreviventes, o mais afetado pelo ocorrido, vai até o mar lavar o sangue. Ao botar o pé na água, ele simplesmente para... o resto e por conta de vocês imaginarem.

No caso acima, o Aboleth provavelmente escolheria a vítima mais habilidosa ou capaz, mataria os demais usando seus amigos e devoraria o último para adquirir sua inteligência, habilidades e se houver, poderes.

DICA: Aboleths são seres que em minha humilde análise, traz de volta os monstros que invadiram os pesadelos de muitos durante muitos anos. Criaturas que mexem com a mente sempre são terríveis e temídas ao extremo. Talvez a maior de todas as vantagens de usar um Aboleth na campanha seja a de deixar os jogadores no escuro por muito tempo e obrigá-los a tentar de tudo. Como paralelo imaginei um outro monstro da mitólogia do terror: Pennywise, o palhaço de IT, clássico dos filmes de Stephen King que, no fim (cuidado spoilers a frente!)...

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(SPOILERS)

Pennywise é na verdade uma aranha gigante nos subterrâneos da cidade. Esta aranha projeta Pennywise como se fosse uma ilusão e devora as crianças incautas que esquecem a regra mais importante que os pais ensinam: não converse com estranhos.

(FIM DOS SPOILERS)

Agora imagine, seus aventureiros enfrentando sabe se lá o que, acontecimentos estranhos, assassinatos, mensagens indecifráveis, lendas locais de pesadelos assustadores e ilusões estranhas... raios, como ninguém fez um filme desse bicho ainda?

E é isso caros aventureiros. Espero que tenham gostado desta humilde seleção das mais horrendas aberrações para suas mesas de jogo neste especial de Mês do Halloween. Para finalizar este mês, na próxima postagem um conto de terror envolvendo nosso "querido" Aboleth (que apesar de legal, sugiro que usem um nome diferente... ou não, fica a seu critério).

E ai gostou? Detestou? Quer meu telefone para eu ir ai olhar embaixo da sua cama? Deixem estas, e mais questões, nos comentários.

Até a próxima e boa partida.

PS: Aqui embaixo deixo o link para que você possam adquirir, direto da Editora Jambo, os Bestiários de Arton, foi deles que retirei cada monstro desta matéria e da anterior. Se não tem, peça já em formato Físico (livro) ou digital (Pdf), e leve uma horda de criaturas malignas e poderosas para testar a coragem dos aventureiros (e suas roupas de baixo).

Jambo Editora: https://lojajambo.com.br/

(Todas as imagens vieram dos Bestiários de Arton vol. 1 e 2)

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