Melhores monstros para RPG de terror!
Olá aventureiros, como estão?
Hoje venho a vocês com uma pergunta: quando você pensa em Halloween, o que vem a sua cabeça?
...doces?
...feriado?
...fantasia talvez?
É provável, mas ganha 100XP quem respondeu MONSTROS! Não desmerecendo todas as particularidades do Halloween, mas que mais são as estrelas do show no mês do Halloween do que os nossos temidos, porém amados, monstros?
Sejamos sinceros, em quantos filmes de terror nos não torcemos para os monstros por que eles são as maiores estrelas? Jason, Freddie Krueger, Michael Myers, Alien, Gargamel (sim eu torcia pro Gargamel) e etc.
Seja como for, todos nós temos uma relação de amor e ódio com as terríveis feras, bestas e terrores de todo tipo de mídia, e como eu disse existem até aqueles momentos que torcemos para os monstros até por que, sejamos francos, os heróis e heroínas as vezes são tão imbecis que dá raiva. Lembro agora de ter visto um gameplay de Until Dawn e uma das personagens (acho que a Ashley) ouve o pedido de ajuda de um de seus companheiros que está desaparecido e o jogador pode escolher seguir em frente com os demais ou seguir a voz sozinho. Batata, o jogador seguiu a voz e seu personagem foi decapitado! Se há uma coisa que sabemos em jogos de terror é: Se ouviu uma lamuria distante, é morte na certa.
Para ampliar o cardápio, vou postar aqui dez criaturas clássicas e outras dez novas na parte dois com dicas para o mestre de como utiliza-las!
Para ampliar o cardápio, vou postar aqui dez criaturas clássicas e outras dez novas na parte dois com dicas para o mestre de como utiliza-las!
Então aqui vai a lista com os dez melhores monstros de terror clássico para sua mesa de RPG e algumas dicas de como usa-los em campanha!
Tremam mortais!
10 - Cobra Gigante (ND 5)
Existem criaturas neste nosso mundo que trazem terror e pesadelos sem serem necessariamente sobrenaturais.
Veja por exemplo quando sua mãe/namorada/irmã/avó (talvez você mesmo!) fogem como malucos de uma barata, como se ela fosse matá-los com requinte de crueldade. Pior ainda quando a mesma barata, supostamente encurralada, abre suas asas fibrosas e voa direto para seus captores que largam chinelos, veneno e a dignidade em fuga.
Agora imagine uma cobra. É claro que em uma cidade é um animal consideravelmente raro, e para os que vivem no interior, normalmente é considerada comum. É claro que nada disso diminui o perigo, e para muitos, o medo destes animais rastejantes. Agora imagine, uma COBRA GIGANTE! Ela sente a sua presença, se enrola em você e com um abraço, ao melhor estilo Felícia, quebra todos os ossos do seu corpo e em seguida, te engole inteiro para ser digerido aos poucos por sulcos gástricos...
...a barata parece menos ameaçador agora não é?
É importante apontar que o mesmo exemplo pode ser usado com Aranhas Gigantes. Teias, veneno, saltos monstruosos. Peter Parker daria um joinha.
Dica: Os aventureiros podem entrar em contato de forma tanto sobrenatural quanto cientifica. Uma evolução natural de uma cobra em um local inóspito e intocado ou uma criação/invocação de um exército ou de um culto maligno de um deus serpente. Como recomendação, caso ainda não tenha assistido, veja Anaconda, um excelente filme com uma serpente com uma mente diabólica. (OBS: Assistam apenas o primeiro e segundo filme, os demais são produções tão ruins que sequer merecem ir para Sessão da Tarde. Palavra.). Em caso de aranhas o filme Malditas Aranhas (apesar de ser uma piada) pode fornecer boas deixas ao mestre/jogador habilidoso.
9 - Ameba Gigante (ND 6)
Por que? Mas por que e como uma Ameba Gigante seria candidato a monstro clássico de terror?
Em três palavras: A Bolha Assassina.
Quem não assistiu esse clássico das sessões tardias do SBT, Globo, Manchete... ou Cine Trash (saudade)? Na história um meteoro cai na Terra e uma bolha que dissolve toda forma de vida sai para assustar a cidade e acabar com a sessão de cinema de todos. Uma Ameba Gigante é muito similar, a diferença que ela possui um núcleo central que fica boiando dentro do seu corpo, o que em nada, faz ela ser menos perigosa. A Ameba pode projetar tentáculos e mata simplesmente engolindo o alvo e o dissolvendo com uma pastilha efervescente.
Para se ter uma ideia, mataria a serpente/aranha gigante sem grande dificuldade.
Dica: A Bolha Assassina. Sério este filme realmente dá idéias espetaculares para uma mesa e como somente gente mais velha (me senti mal agora) assistiu, está mais que na mão para você mestre. Se os jogadores já assistiram, ouse. Afinal quantas coisas se pode fazer com uma criatura amorfa de ácido?
8 - Incubador (ND 6)
Sabe, muitos dos monstros que vemos em jogos e filmes tem uma coisa em comum: Se lutar não e uma opção, fugir é. Mas não é o caso de um Incubador.
Um incubador é uma besta que ao atacar pode botar um ovo na vitima. Não seria claro, um grande problema, não fosse o fato de um Incubador explodir a caixa torácica do hospedeiro matando-o no processo de forma que deixaria Riddley Scott com um sorriso no rosto. Agora eu pergunto, como fugir do que está dentro de você?
Um incubador pode possuir diversas formas, não necessariamente em forma de serpente, larva ou equivalente, dando liberdade ao mestre. Que tal uma forma de aranha com calda? Talvez não, pode dar algum problema com direitos autorais.
Dica: Um Incubador pode ser um terror sem igual. Se você deixar um ou mais dos jogadores incubados, cada soluço será um susto, pois pode ser o ultimo. Desnecessário dizer que Alien: O Oitavo Passageiro é de longe uma das melhores referencias ao uso de incubadores.
7 - Múmia (ND 15)
Certo. Admito que, além das múmias do Chapolin, fica difícil dizer um filme de terror com esses mortos vivos enfaixados.
A Múmia, foi um filme realmente bom e tem boas referencias, mas mesmo assim ele é mais ação que terror. É claro que mesmo assim, nem de longe uma múmia (ou múmias) podem ser colocados de lado, muito pelo contrário. Se por uma lado as mídias são bem escassas ela também permite uma interpretação pessoal do mestre/jogadores muito maior, afinal vai ser uma novidade.
Múmias são mortos-vivos, eles são normalmente faraós e outras tantas, são serviçais destes faraós, ou seja, dentro de uma piramide como dungeon, por exemplo, é um ambiente confinado onde as múmias praticamente brotam das paredes e do chão! Soma-se isso um verdadeiro labirinto infestado de armadilhas e enigmas e com certeza, aos que sobreviverem, a profissão de invasor de tumbas, vai ficar fora do currículo.
Dica: A Múmia pode ser uma boa referencia, mas qualquer bom livro ou breve pesquisa sobre os costumes e cultura do antigo Egito é material mais que suficiente para o mestre e jogadores criarem um cenário de terror, magia e loucura. Quer um exemplo? Os aventureiros invadem a piramide, passam por algumas armadilhas, abrem o sarcófago e uma maldição é liberada. Ao tentarem voltar pelo caminho toda piramide mudou de configuração e eles estão sendo caçados por múmias famintas que querem o sangue dos aventureiros em honra do faraó profanado.
E morreu.
6 - Kraken (ND 19)
Poucas coisas trazem mais fascínio ou medo ao homem que o mar. Não apenas para os que não podem nadar, mas para aqueles que imaginam o que pode estar abaixo deles, o que vive nas profundezas, observando-nos como se fossemos parte do cardápio.
Krakens são normalmente mostrados como Lulas gigantes. Essas Lulas são terríveis inimigos no mar (já que estamos no terreno delas) e, por incrível que pareça, podem dar um clima de terror sem igual em uma aventura de terror. Tentáculos, clássico de terror dos anos 90, mostra um destes monstros tomando um transatlântico de luxo e fazendo a festa. É claro que no filme um tipo diferente de Kraken foi mostrado o que nem de longe é ruim, pelo contrário, a criatura é aterradora onde cada tentáculo tem sua própria boca e percepção, sendo cada um praticamente uma cobra gigante!
Dica: Como disse o mar, assim como a escuridão, traz medo ao coração humano. O mestre deve trabalhar esse medo incluindo possibilidade de afogamento que é um recurso mais que clássico, mas sua criatura pode também agravar danos a embarcação que o grupo estiver criando uma situação de limite de tempo para se salvarem. Colocar um tempo estipulado na partida dobra facilmente esse terror, por exemplo, vocês começam a jogar as 14h e vocês terão até as 18h para fugir do navio afundando, enquanto a criatura ronda o navio e por vezes ataca e seus pulgões (ao estilo Cloverfild) atacam os aventureiros por dentro.
5 - Bruxa (ND 7)
Como não colocar nossas queridas bruxas nesta lista?
Bruxas são seres com uma das mais ricas culturas do mundo, além de claro, serem oponentes mais que assustadoras.
Olha o currículo: Parecem humanas (normalmente bonitas, CHARMED tá ai pra provar), tem uma lábia sem igual e podem fazer feitiços que te transformariam um menino gorducho em um rato a uma condenação bem menos honrosa (como ser transformado em triciclo). Bruxas são um incremento muito versátil nas histórias por que, elas não se fingem, mas de fato são humanas! Um lobisomem, zumbi, fantasma podem ser mais fáceis de identificar que uma bruxa com certeza.
Bruxas fazem parte de muitos imaginários mas com o tempo ganharam um aspecto mais voraz e físico como em Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (ou o anterior, admito que me perdi entre um e outro). Não é a melhor das referencias, mas mostra bem a evolução de velha verruguenta para uma sociedade perigosa, misteriosa e secreta.
Dica: Bruxas normalmente podem ser tratadas como seres mais indiretos como a Bruxa de Blair. Mexer com os aventureiros a distancia com seus feitiços e ilusões ou mesmo com servos malignos como animais invocados. O clima de "Onde está a ameaça" traz um risco incalculável aos heróis. Quem sabe jogar um contra o outro? Um conflito aberto pode mudar facilmente a temática da aventura como em João e Maria Caçadores de Bruxa, que eles caem na porrada com as bruxas, não menos interessante, mas bem menos terror.
4 - Gênio (ND 5 - 12)
Quando eu era pequeno assisti ao Mestre dos Desejos, um filme dos vários na época, que tinha o selo "Terror no primeiro e defeitos especiais nas continuações".
Apesar de ser um filme de terror genérico e bem pão com ovo, por assim dizer, ele trazia como monstro algo que nunca tinha visto: Um gênio!
Sim. Se você lembrou do azulado e parrudo amigo do Alladin está certo... mais ou menos. O Gênio em questão atendia o pedido da pessoa que o invocou, mas de forma deturpada. Assim se uma pessoa desejasse "Quero saltar de para-quedas" o gênio atenderia, mas daria um para-quedas rasgado e diria "Você não disse que queria um que funcionasse". Sei que parece até fácil driblar um ser destes, só que não. Absolutamente qualquer coisa que você pedir ele vai fazer da forma mais violenta e sanguinolenta possível.
Um gênio é um monstro e tanto por que pode dar aos jogadores a tentação de fazer o pedido e ver se é mais esperto que o gênio. Se não for é morte na certa.
Dica: Apesar do potencial o mestre deve tomar cuidado com certas possibilidades óbvias, como por exemplo, um jogador pedir "Quero que você se destrua". É necessário que o mestre crie prerrogativas que impeçam um pedido direto de atacar o gênio ou coisas do tipo. De resto, é tentar fugir ou derrotar um monstro com poderes cósmicos e fenomenais!
3 - Sombra (ND 3 - 8)
Uma das coisas que menos usei em todas as vezes que jogava Resident Evil eram as ditas granadas de luz. Admito que elas cegavam os inimigos e tudo mais, porém nunca achei elas realmente assim tão uteis. Mas admito, nunca tinha enfrentado sombras.
Como disse lá atrás o ser humano tem medo primordial pelo escuro. Não saber que perigos há de ter ou o que ou quem pode estar num comodo escuro traz pavor aos mais intrépidos e corajosos, se não por um perigo declarado, imagine cair em uma armadilha ou buraco ou coisa do tipo. Agora imagine se não apenas as sombras por si só já dão medo, como seria uma que ataca, sufoca e mata a vítima? Ai é terror! Mesmo que o mestre queira que, não literalmente a sombra, mas algo que crie a sombra seja o perigo, o terror é claro. Lembro-me de um episódio de Dr. Who (não conhece? Devia. Tem a Billie Piper!) em que o Doutor vai a Biblioteca do Universo e lá enfrenta criaturas devoradoras de carne que mimetizam a sombra de quem vão devorar.
É assustador. Palavra.
Dica: Mexer com a escuridão dá ao mestre uma oportunidade rara de deixar os jogadores no escuro (badum tizz), ou seja, ele não precisa em momento nenhum descrever a forma real do que está atacando os heróis!
Imagine: Você sente um agarão na sua perna, de repente você cai e é arrastado para o escuro. Em vão suas mãos tentam alcançar seu captor mas pegam nada mais que ar. Em desespero você se agarra em algo e luta para não ser puxado. A criatura desiste quando seus amigos aparecem com suas lanternas e no seu sapato apenas a marca do que poderia ser uma... garra? Tentáculo? Arma? Você não sabe, mas tem uma certeza. A "coisa" pegou seu cheiro.
Viu. Medo!
2 - Lobisomem/Vampiro (ND 6 - 21)
Não havia meios de colocar um a frente do outro aqui. Sinceramente não havia. (Mentira Team Wolf manda!).
Lobisomens e vampiros são de longe as criaturas mais admiradas do terror. Os vampiros com sua beleza, aristocracia e poderes que mudam mais os irmãos Winchester, e os Lobisomens, seres de poderes simples mas de uma brutalidade tão absurda que ganhariam um joinha de Chuck Norris. Requinte e mordidas contra brutalidade e garras.
A verdade é que o único motivo destes dois não estarem em primeiro lugar é apenas um: Desgaste (Aha achou que ia dizer Crepúsculo né?... É era minha primeira opção, mas estou tentando ser profissional).
Vampiros e Lobisomens foram nos anos 80 e 90 usados ao extremo em muitas séries e filmes e o que mais pudesse ser adaptado com presas. Hoje ainda temos películas como Vampire Diaries e Teen Wolf. Nunca assisti nenhuma das duas mas sei que Vampire Diaries é uma salada de fruta com vampiros, lobisomens, bruxas e, não duvido, raposas mágicas (sério tem mesmo, nos livros pelo menos). E Teen Wolf... desse não sei nada admito. Enfim, vampiros são temidos por que, diferente dos demais monstros, ele(a) são incrivelmente atraentes! Ou seja, nossos heróis podem ir direto para boca do lobo (digo, morcego). Já Lobisomens são mais que disfarçados. Eles podem ser um tio que veio visitar até o padre da cidade (alguém ai já assistiu Bala de Prata?) o que faz com que os heróis percebam quem é o Lobisomem muito tarde... talvez tarde demais.
Dica: O que não falta é material de referência. Particularmente, recomendo Entrevista com o Vampiro e Um Lobisomem Americano em Paris (este último as vezes é meio comédia, mas mostra uma fraternidade de Lobisomens, o que é bem legal).
1 - Zumbis (ND 7)
Ah, zumbis! Como não amá-los/odiá-los.
É claro que nossos queridos amigos em decomposição estariam nesta lista. Mas por que um bando de zumbis seria pior que Kraken, Bruxas, Sombras, Múmias ou Vendedores de Lista Telefônica (Lembrem, listas assim não existem mais, deve ser algum Serial Killer!)?
O caso é que zumbis tem uma vantagem clássica que nenhum outro monstro tem: São subestimados.
Sim. Se vemos outros monstros (ou não, no caso das Sombras), temos a certeza que o assunto é sério e podemos morrer. Mas zumbis estão, especialmente hoje, tão forte em nosso imaginário que já achamos que eles não seriam de fato um risco. Julgamos eles lentos, mancando, com partes podres e tudo o mais caindo pelas beiradas. E é ai que eles tem, como eu disse, sua maior vantagem.
Zumbis não ganham por sua qualidade, mas sim pela quantidade e durabilidade. Você pode se esconder em um local seguro, mas água e comida uma hora acabam. Se quiser sair para pegar vai ter uma horda na sua porta, certeza. Você pode matar um, dois, três... quinze talvez, mas você, humano e vivo (ainda), começa a se cansar. Você pensa que poderia sobreviver mais um dia sem comer e no meio do seu pensamento um deles, aquele que você cortou ao meio por exemplo, se arrastou até você e mordeu sua perna. Você olha para o outro sobrevivente perto de você e sem pestanejar leva uma bala no meio dos olhos.
Afinal você vai virar um zumbi e eles não podem se arriscar não é?
Dica: O mestre pode (e DEVE), se aproveitar da infestação zumbi. Sério, quase nada é mais perigoso que isso por que as pessoas podem se sentir confiantes demais e é ai que azeda o pé do frango! Um ou outro jogador podem ser infectados e os demais discutem se devem ou não matá-lo, ou atirar de uma vez como no caso anterior. Tem um RPG que vocês podem baixar chamado Shotgun Diaries, que é excelente por si só ou para incrementar um outro jogo, já que tem dicas e um background realmente muito bom.
E por enquanto é só pessoal! Espero que tenham gostado da minha singela e humilde seleção de monstros clássicos para mesas de jogos com o tema de terror. Na próxima venho com outras dez criaturas nefastas e assustadoras, porém menos (ou sequer) conhecidos pela maioria!
Se gostou, tem dúvidas ou se seu monstro favorito ficou fora da lista, deixe um comentário!
Boa partida.
Calma senhora, eu vou te tirar da água!
Existem criaturas neste nosso mundo que trazem terror e pesadelos sem serem necessariamente sobrenaturais.
Veja por exemplo quando sua mãe/namorada/irmã/avó (talvez você mesmo!) fogem como malucos de uma barata, como se ela fosse matá-los com requinte de crueldade. Pior ainda quando a mesma barata, supostamente encurralada, abre suas asas fibrosas e voa direto para seus captores que largam chinelos, veneno e a dignidade em fuga.
Agora imagine uma cobra. É claro que em uma cidade é um animal consideravelmente raro, e para os que vivem no interior, normalmente é considerada comum. É claro que nada disso diminui o perigo, e para muitos, o medo destes animais rastejantes. Agora imagine, uma COBRA GIGANTE! Ela sente a sua presença, se enrola em você e com um abraço, ao melhor estilo Felícia, quebra todos os ossos do seu corpo e em seguida, te engole inteiro para ser digerido aos poucos por sulcos gástricos...
...a barata parece menos ameaçador agora não é?
É importante apontar que o mesmo exemplo pode ser usado com Aranhas Gigantes. Teias, veneno, saltos monstruosos. Peter Parker daria um joinha.
Dica: Os aventureiros podem entrar em contato de forma tanto sobrenatural quanto cientifica. Uma evolução natural de uma cobra em um local inóspito e intocado ou uma criação/invocação de um exército ou de um culto maligno de um deus serpente. Como recomendação, caso ainda não tenha assistido, veja Anaconda, um excelente filme com uma serpente com uma mente diabólica. (OBS: Assistam apenas o primeiro e segundo filme, os demais são produções tão ruins que sequer merecem ir para Sessão da Tarde. Palavra.). Em caso de aranhas o filme Malditas Aranhas (apesar de ser uma piada) pode fornecer boas deixas ao mestre/jogador habilidoso.
9 - Ameba Gigante (ND 6)
Cuidado! É um ChromaKey!
Por que? Mas por que e como uma Ameba Gigante seria candidato a monstro clássico de terror?
Em três palavras: A Bolha Assassina.
Quem não assistiu esse clássico das sessões tardias do SBT, Globo, Manchete... ou Cine Trash (saudade)? Na história um meteoro cai na Terra e uma bolha que dissolve toda forma de vida sai para assustar a cidade e acabar com a sessão de cinema de todos. Uma Ameba Gigante é muito similar, a diferença que ela possui um núcleo central que fica boiando dentro do seu corpo, o que em nada, faz ela ser menos perigosa. A Ameba pode projetar tentáculos e mata simplesmente engolindo o alvo e o dissolvendo com uma pastilha efervescente.
Para se ter uma ideia, mataria a serpente/aranha gigante sem grande dificuldade.
Dica: A Bolha Assassina. Sério este filme realmente dá idéias espetaculares para uma mesa e como somente gente mais velha (me senti mal agora) assistiu, está mais que na mão para você mestre. Se os jogadores já assistiram, ouse. Afinal quantas coisas se pode fazer com uma criatura amorfa de ácido?
8 - Incubador (ND 6)
Facehugger:
Por que beijar, é uma arte.
Sabe, muitos dos monstros que vemos em jogos e filmes tem uma coisa em comum: Se lutar não e uma opção, fugir é. Mas não é o caso de um Incubador.
Um incubador é uma besta que ao atacar pode botar um ovo na vitima. Não seria claro, um grande problema, não fosse o fato de um Incubador explodir a caixa torácica do hospedeiro matando-o no processo de forma que deixaria Riddley Scott com um sorriso no rosto. Agora eu pergunto, como fugir do que está dentro de você?
Um incubador pode possuir diversas formas, não necessariamente em forma de serpente, larva ou equivalente, dando liberdade ao mestre. Que tal uma forma de aranha com calda? Talvez não, pode dar algum problema com direitos autorais.
Dica: Um Incubador pode ser um terror sem igual. Se você deixar um ou mais dos jogadores incubados, cada soluço será um susto, pois pode ser o ultimo. Desnecessário dizer que Alien: O Oitavo Passageiro é de longe uma das melhores referencias ao uso de incubadores.
7 - Múmia (ND 15)
Alguém na platéia teria Cicatricure?
Certo. Admito que, além das múmias do Chapolin, fica difícil dizer um filme de terror com esses mortos vivos enfaixados.
A Múmia, foi um filme realmente bom e tem boas referencias, mas mesmo assim ele é mais ação que terror. É claro que mesmo assim, nem de longe uma múmia (ou múmias) podem ser colocados de lado, muito pelo contrário. Se por uma lado as mídias são bem escassas ela também permite uma interpretação pessoal do mestre/jogadores muito maior, afinal vai ser uma novidade.
Múmias são mortos-vivos, eles são normalmente faraós e outras tantas, são serviçais destes faraós, ou seja, dentro de uma piramide como dungeon, por exemplo, é um ambiente confinado onde as múmias praticamente brotam das paredes e do chão! Soma-se isso um verdadeiro labirinto infestado de armadilhas e enigmas e com certeza, aos que sobreviverem, a profissão de invasor de tumbas, vai ficar fora do currículo.
Dica: A Múmia pode ser uma boa referencia, mas qualquer bom livro ou breve pesquisa sobre os costumes e cultura do antigo Egito é material mais que suficiente para o mestre e jogadores criarem um cenário de terror, magia e loucura. Quer um exemplo? Os aventureiros invadem a piramide, passam por algumas armadilhas, abrem o sarcófago e uma maldição é liberada. Ao tentarem voltar pelo caminho toda piramide mudou de configuração e eles estão sendo caçados por múmias famintas que querem o sangue dos aventureiros em honra do faraó profanado.
E morreu.
6 - Kraken (ND 19)
Capitão: Vamos para Terra do Nunca!
Marinheiro: Capitão... acho que não estamos voando...
Poucas coisas trazem mais fascínio ou medo ao homem que o mar. Não apenas para os que não podem nadar, mas para aqueles que imaginam o que pode estar abaixo deles, o que vive nas profundezas, observando-nos como se fossemos parte do cardápio.
Krakens são normalmente mostrados como Lulas gigantes. Essas Lulas são terríveis inimigos no mar (já que estamos no terreno delas) e, por incrível que pareça, podem dar um clima de terror sem igual em uma aventura de terror. Tentáculos, clássico de terror dos anos 90, mostra um destes monstros tomando um transatlântico de luxo e fazendo a festa. É claro que no filme um tipo diferente de Kraken foi mostrado o que nem de longe é ruim, pelo contrário, a criatura é aterradora onde cada tentáculo tem sua própria boca e percepção, sendo cada um praticamente uma cobra gigante!
Dica: Como disse o mar, assim como a escuridão, traz medo ao coração humano. O mestre deve trabalhar esse medo incluindo possibilidade de afogamento que é um recurso mais que clássico, mas sua criatura pode também agravar danos a embarcação que o grupo estiver criando uma situação de limite de tempo para se salvarem. Colocar um tempo estipulado na partida dobra facilmente esse terror, por exemplo, vocês começam a jogar as 14h e vocês terão até as 18h para fugir do navio afundando, enquanto a criatura ronda o navio e por vezes ataca e seus pulgões (ao estilo Cloverfild) atacam os aventureiros por dentro.
5 - Bruxa (ND 7)
Olhe nos meus olhos... peraí pra onde você está olhando?
Como não colocar nossas queridas bruxas nesta lista?
Bruxas são seres com uma das mais ricas culturas do mundo, além de claro, serem oponentes mais que assustadoras.
Olha o currículo: Parecem humanas (normalmente bonitas, CHARMED tá ai pra provar), tem uma lábia sem igual e podem fazer feitiços que te transformariam um menino gorducho em um rato a uma condenação bem menos honrosa (como ser transformado em triciclo). Bruxas são um incremento muito versátil nas histórias por que, elas não se fingem, mas de fato são humanas! Um lobisomem, zumbi, fantasma podem ser mais fáceis de identificar que uma bruxa com certeza.
Bruxas fazem parte de muitos imaginários mas com o tempo ganharam um aspecto mais voraz e físico como em Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (ou o anterior, admito que me perdi entre um e outro). Não é a melhor das referencias, mas mostra bem a evolução de velha verruguenta para uma sociedade perigosa, misteriosa e secreta.
Dica: Bruxas normalmente podem ser tratadas como seres mais indiretos como a Bruxa de Blair. Mexer com os aventureiros a distancia com seus feitiços e ilusões ou mesmo com servos malignos como animais invocados. O clima de "Onde está a ameaça" traz um risco incalculável aos heróis. Quem sabe jogar um contra o outro? Um conflito aberto pode mudar facilmente a temática da aventura como em João e Maria Caçadores de Bruxa, que eles caem na porrada com as bruxas, não menos interessante, mas bem menos terror.
4 - Gênio (ND 5 - 12)
Jafar. Virou um Gênio, mas não leu as letras miúdas.
Quem nunca?
Quando eu era pequeno assisti ao Mestre dos Desejos, um filme dos vários na época, que tinha o selo "Terror no primeiro e defeitos especiais nas continuações".
Apesar de ser um filme de terror genérico e bem pão com ovo, por assim dizer, ele trazia como monstro algo que nunca tinha visto: Um gênio!
Sim. Se você lembrou do azulado e parrudo amigo do Alladin está certo... mais ou menos. O Gênio em questão atendia o pedido da pessoa que o invocou, mas de forma deturpada. Assim se uma pessoa desejasse "Quero saltar de para-quedas" o gênio atenderia, mas daria um para-quedas rasgado e diria "Você não disse que queria um que funcionasse". Sei que parece até fácil driblar um ser destes, só que não. Absolutamente qualquer coisa que você pedir ele vai fazer da forma mais violenta e sanguinolenta possível.
Um gênio é um monstro e tanto por que pode dar aos jogadores a tentação de fazer o pedido e ver se é mais esperto que o gênio. Se não for é morte na certa.
Dica: Apesar do potencial o mestre deve tomar cuidado com certas possibilidades óbvias, como por exemplo, um jogador pedir "Quero que você se destrua". É necessário que o mestre crie prerrogativas que impeçam um pedido direto de atacar o gênio ou coisas do tipo. De resto, é tentar fugir ou derrotar um monstro com poderes cósmicos e fenomenais!
3 - Sombra (ND 3 - 8)
"Não seja tolo! É apenas a minha sombra."
Eric, aventureiro desaparecido.
Uma das coisas que menos usei em todas as vezes que jogava Resident Evil eram as ditas granadas de luz. Admito que elas cegavam os inimigos e tudo mais, porém nunca achei elas realmente assim tão uteis. Mas admito, nunca tinha enfrentado sombras.
Como disse lá atrás o ser humano tem medo primordial pelo escuro. Não saber que perigos há de ter ou o que ou quem pode estar num comodo escuro traz pavor aos mais intrépidos e corajosos, se não por um perigo declarado, imagine cair em uma armadilha ou buraco ou coisa do tipo. Agora imagine se não apenas as sombras por si só já dão medo, como seria uma que ataca, sufoca e mata a vítima? Ai é terror! Mesmo que o mestre queira que, não literalmente a sombra, mas algo que crie a sombra seja o perigo, o terror é claro. Lembro-me de um episódio de Dr. Who (não conhece? Devia. Tem a Billie Piper!) em que o Doutor vai a Biblioteca do Universo e lá enfrenta criaturas devoradoras de carne que mimetizam a sombra de quem vão devorar.
É assustador. Palavra.
Dica: Mexer com a escuridão dá ao mestre uma oportunidade rara de deixar os jogadores no escuro (badum tizz), ou seja, ele não precisa em momento nenhum descrever a forma real do que está atacando os heróis!
Imagine: Você sente um agarão na sua perna, de repente você cai e é arrastado para o escuro. Em vão suas mãos tentam alcançar seu captor mas pegam nada mais que ar. Em desespero você se agarra em algo e luta para não ser puxado. A criatura desiste quando seus amigos aparecem com suas lanternas e no seu sapato apenas a marca do que poderia ser uma... garra? Tentáculo? Arma? Você não sabe, mas tem uma certeza. A "coisa" pegou seu cheiro.
Viu. Medo!
2 - Lobisomem/Vampiro (ND 6 - 21)
E tudo começou por que um queria ser o subzero...
...e o outro também...
Não havia meios de colocar um a frente do outro aqui. Sinceramente não havia. (Mentira Team Wolf manda!).
Lobisomens e vampiros são de longe as criaturas mais admiradas do terror. Os vampiros com sua beleza, aristocracia e poderes que mudam mais os irmãos Winchester, e os Lobisomens, seres de poderes simples mas de uma brutalidade tão absurda que ganhariam um joinha de Chuck Norris. Requinte e mordidas contra brutalidade e garras.
A verdade é que o único motivo destes dois não estarem em primeiro lugar é apenas um: Desgaste (Aha achou que ia dizer Crepúsculo né?... É era minha primeira opção, mas estou tentando ser profissional).
Vampiros e Lobisomens foram nos anos 80 e 90 usados ao extremo em muitas séries e filmes e o que mais pudesse ser adaptado com presas. Hoje ainda temos películas como Vampire Diaries e Teen Wolf. Nunca assisti nenhuma das duas mas sei que Vampire Diaries é uma salada de fruta com vampiros, lobisomens, bruxas e, não duvido, raposas mágicas (sério tem mesmo, nos livros pelo menos). E Teen Wolf... desse não sei nada admito. Enfim, vampiros são temidos por que, diferente dos demais monstros, ele(a) são incrivelmente atraentes! Ou seja, nossos heróis podem ir direto para boca do lobo (digo, morcego). Já Lobisomens são mais que disfarçados. Eles podem ser um tio que veio visitar até o padre da cidade (alguém ai já assistiu Bala de Prata?) o que faz com que os heróis percebam quem é o Lobisomem muito tarde... talvez tarde demais.
Dica: O que não falta é material de referência. Particularmente, recomendo Entrevista com o Vampiro e Um Lobisomem Americano em Paris (este último as vezes é meio comédia, mas mostra uma fraternidade de Lobisomens, o que é bem legal).
1 - Zumbis (ND 7)
Agarramos o primeiro lugar!... Vamos comê-lo!
Ah, zumbis! Como não amá-los/odiá-los.
É claro que nossos queridos amigos em decomposição estariam nesta lista. Mas por que um bando de zumbis seria pior que Kraken, Bruxas, Sombras, Múmias ou Vendedores de Lista Telefônica (Lembrem, listas assim não existem mais, deve ser algum Serial Killer!)?
O caso é que zumbis tem uma vantagem clássica que nenhum outro monstro tem: São subestimados.
Sim. Se vemos outros monstros (ou não, no caso das Sombras), temos a certeza que o assunto é sério e podemos morrer. Mas zumbis estão, especialmente hoje, tão forte em nosso imaginário que já achamos que eles não seriam de fato um risco. Julgamos eles lentos, mancando, com partes podres e tudo o mais caindo pelas beiradas. E é ai que eles tem, como eu disse, sua maior vantagem.
Zumbis não ganham por sua qualidade, mas sim pela quantidade e durabilidade. Você pode se esconder em um local seguro, mas água e comida uma hora acabam. Se quiser sair para pegar vai ter uma horda na sua porta, certeza. Você pode matar um, dois, três... quinze talvez, mas você, humano e vivo (ainda), começa a se cansar. Você pensa que poderia sobreviver mais um dia sem comer e no meio do seu pensamento um deles, aquele que você cortou ao meio por exemplo, se arrastou até você e mordeu sua perna. Você olha para o outro sobrevivente perto de você e sem pestanejar leva uma bala no meio dos olhos.
Afinal você vai virar um zumbi e eles não podem se arriscar não é?
Dica: O mestre pode (e DEVE), se aproveitar da infestação zumbi. Sério, quase nada é mais perigoso que isso por que as pessoas podem se sentir confiantes demais e é ai que azeda o pé do frango! Um ou outro jogador podem ser infectados e os demais discutem se devem ou não matá-lo, ou atirar de uma vez como no caso anterior. Tem um RPG que vocês podem baixar chamado Shotgun Diaries, que é excelente por si só ou para incrementar um outro jogo, já que tem dicas e um background realmente muito bom.
E por enquanto é só pessoal! Espero que tenham gostado da minha singela e humilde seleção de monstros clássicos para mesas de jogos com o tema de terror. Na próxima venho com outras dez criaturas nefastas e assustadoras, porém menos (ou sequer) conhecidos pela maioria!
Se gostou, tem dúvidas ou se seu monstro favorito ficou fora da lista, deixe um comentário!
Boa partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário