Rolem um D20
E finalmente cá estamos. Depois de um tempo de leve e moderado ócio (uma ova, a faculdade voltou) voltamos aqui com a segunda parte dos melhores livros de RPG para iniciantes e veteranos neste hobbie tão querido!
É claro que o SEU livro ou sistema favorito podem não estar na lista, não se preocupem. Pretendo (com o tempo e ao longo da existência do blog) falar de todos os tipos de cenários, sistemas personagens e etc. Tenham calma!
E agora fiquem com o 4 e 5 livros da minha lista, lembrando que está lista não é decrescente, ou seja, o primeiro não é melhor que o último, está é apenas a ordem que decidi apresentar!
E vamos lá.
4 - TORMENTA D20
TORMENTA D20: Gol do Brasil!
TORMENTA é um cenário feito por uma equipe brasileira (que não desiste nunca!) e é o cenário que, particularmente, mais jogo.
Tormenta foi idealizada com uma proposta simples de usar o sistema D20 para jogar, ou seja, ele buscava ser dinâmico sem ser tão cartunesco como 3D&T (desculpe estou me adiantando). O cenário possui magos, dragões, elfos como o melhor de D&D, assim como mortais se tornando semi-deuses e mesmo uma invasão alienígena! Sei que pode parecer meio forçado, mas não. Os autores tomaram o excelente cuidado de criar uma história coesa a ponto de que estes elementos se casam sem dificuldade numa narrativa que permite a interação de todo tipo de personagem.
Por último, mas não menos importante, se for para comparar, TORMENTA é um cenário miscigenado ao máximo. As várias raças que o cenário possui é uma colcha de retalhos de culturas de todo tipo, ou seja, é um reflexo do PRÓPRIO BRASIL. Aqui temos uma variedade de raças e culturas como poucos, e TORMENTA é exatamente isso (mas sem corrupção, pedágios e afins...).
5 - 3D&T
Jogador: Mestre posso ser um ninja espacial vampiro?
Mestre: Tá louco? Lógico que não.
Jogador: Mas é 3D&T!
Mestre: Ah, beleza então.
Um guerreiro a cavalo, um alien que veio em paz, um transforme com medo de altura... eim?
3D&T sem favoritismo é um dos melhores cenários para introduzir qualquer um no RPG ou para uma partida rápida num dia de chuva. Com o sistema mais fácil que existe (sério, jogue e verá), o 3D&T é simples e despojado por que te permite montar um cenário em qualquer linha de tempo, ou seja, te permite jogar na pré-história ou no mais distante futuro da humanidade! Outra das melhores coisas do cenário é que alguns papeis, lápis e um simples dado de seis lados (1d6) é o suficiente para poder jogar.
Além disso, se assim o jogador e o mestre quiserem, pode haver uma misture mais que amalucado para um personagem. Se você quer um elfo, meio robótico com telepatia e asas de libélula... por que não? É claro que o personagem tem que, como em todas as histórias, condizer com a história, ou ao menos ter uma história convincente de POR QUE ele é assim. Não que exista de fato a necessidade disso, mas um bom background do personagem sempre enriquece mais a história.
Então se você pretende começar a jogar RPG ou apenas querer passar o tempo com uma boa história e muitas risadas, 3D&T é a melhor escolha.
"Eu entendi a Referência", - América, Capitão.
E é isso, é claro que, como eu disse várias vezes, existem muitos livros, cenários e sistemas diferentes. Escolhi estes por que na minha nada humilde opinião são um bom primeiro passo para jogadores iniciantes e está na mente, memória e ainda hoje na mesa de jogadores mais experientes.
E vocês quais os livros que vocês colocariam neste top 5?
E por hoje é só, dúvidas reclamações e opiniões, deixem um comentário.
Boa partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário