Comece pelo principio:
E chega o fim de semana. Você está cansado do trabalho/escola (ou ambos), está meio ocioso, sem saber o que fazer... e então você se lembra de um artigo que leu sobre um jogo que você pode jogar com vários amigos e atuar como um herói de uma aventura épica! Você procura o nome do jogo no seu histórico de navegação (e o apaga em seguida, por motivos que não discutirei) e encontra: RPG.
Você se anima, imagina como será a partida, quem vai chamar, se pede uma pizza ou sai pra comprar um salgadinhos. Você pega o telefone pra chamar a primeira pessoa e ai acontece...
...a dúvida aparece: Como começo a jogar?
Essa dúvida... é de mais de 8000!
Assim como tudo na vida que fazemos pela primeira vez, antes de jogar sua primeira partida é interessante você fazer alguns preparativos. Nada ostentoso, chato ou difícil. Por isso aqui vão os cinco primeiros passos para o jogador iniciante de RPG que queira que sua primeira vez seja a melhor! (PS: eu li está ultima frase e como ficou e digo, a maldade está em seus olhos, toma jeito).
Passo 1: Decida quem vai jogar.
Vou ser um bárbaro que monta um javali gigante.
Vou chama-lo de Porco-Aranha.
Você deve estar pensando: "Que horror! Eu achei que RPG era um jogo sem limites, que todos pudessem jogar e participar. Uivo, você mentiu para mim seu Orangotango desmamado!"
No que eu respondo que não, não menti. E apesar de parecer um, não sou Orangotango e já desmamei.
Veja, escolher quem vai jogar com você, quem você vai convidar é importante. Não é como se você se fechasse em um "Clube do Bolinha" que ninguém pudesse entrar, mas veja por esse ângulo: Imagine que você sente que deve chamar todos seus colegas de empresa pra jogar ok? Isso vai incluir seus amigos de escritório e colegas, mas também vai incluir aquele pé de break que vive te enchendo no trabalho.
Entendeu?
Convidar algumas pessoas é escolher quem quer jogar com você e quem você se dá bem. Simplesmente chamar uma galera aleatória pode não render uma boa partida... ou pode. A variante é muito grande, pode dar incrivelmente certo, ou terrivelmente mal. Por isso como primeiro passo (ao menos na primeira partida) convide só quem você tem um bom grau de afinidade, quando pegar o gosto fica mais fácil animar os demais e você acaba tendo a oportunidade de ter ao menos uma coisa em comum com o chato do trabalho.
Passo 2: Escolha o gênero.
Gênero: qualquer um dá jogo. (Sim, até documentário).
Tão importante como com quem é saber o tipo de aventura que vocês querem jogar.
Já postei aqui falando sobre RPG e seus gêneros e citei alguns títulos famosos também. Como eu disse RPG não possui um limite de gêneros. Terror, ação, drama, comédia, romance e por ai vai... Escolher o gênero deixa mais fácil escolher o cenário e tipo de jogo que você quer e quais regras e livros você precisa ter e usar. Se vai ser um jogo rápido, apelativo ou mais pé no chão.
Em várias livrarias você pode comprar livros de RPG ou mesmo comprá-los online em formato PDF.
(PS: Os livros não são caros, e se você parar pra pensar que um único sistema pode te render INUMEROS jogos, vale muito a pena).
(PS: Os livros não são caros, e se você parar pra pensar que um único sistema pode te render INUMEROS jogos, vale muito a pena).
Passo 3: Monte a história (ou não).
História pronta X Inventada: As duas são boas.
Depois de escolher que tipo de jogo vocês querem jogar existem aventuras prontas em livros como Só Aventuras (do cenário TORMENTA, um cenário com o selo brasileiro), que possui cenários, diálogos e PdM´s prontos. (A propósito PdM é sigla para Personagens do Mestre, que são outros personagens não jogadores da partida).
Também existe a opção de você mesmo jogador ou mestre inventar uma história. Misturar idéias personagens e cenários e criar algo diferente. Por exemplo jogar com vampiros em um Japão feudal misturando terror com aventura e honra.
Seja como for antes de jogar é imprescindível que a história esteja pronta para não ter aqueles momentos desconfortáveis de silêncio enquanto o mestre tenta dar continuidade da história.
Passo 4: Faça os personagens.
Personagem: Se tem haver com a história, tá valendo.
Após gênero e história, cabe aos jogadores com ajuda do mestre montar seu personagem.
Aqui está uma das partes mais divertidas. Você cria seus personagens seguindo as regras descritas nos livros, escolhe que tipo ele vai ser e dá uma história para ele. Um personagem nunca deve ser um amontoado de pontos sem personalidade, isso por que se for assim em nada o RPG se diferencia de outros jogos. Você não precisa apenas controlar um personagem, mas vivenciá-lo.
Criar uma história a parte para seu personagem dá um toque as ações dos seus personagem e ajuda o mestre. Pense que você determina que seu personagem tem um gêmeo do mal. Vocês podem entrar em uma cidade e seu amigo ser preso, forçando os jogadores a libertar seu companheiro e lutar para limpar seu nome.
Por isso quando criar seu personagem não seja preguiçoso, pense que tipo de personagem você quer ter e interpretar e dê seu toque a história.
Passo 5: Escolha, ou seja, o mestre.
Mestre RPG: Equilibrado, Justo e, as vezes, Megalomaníaco.
Ser mestre de RPG é padecer no paraíso.
Por um lado você tem as regras do jogo e pode se quiser até ignorá-las ou quebra-las. (In)felizmente também é necessário uma boa dose de bom senso, justiça e equilíbrio. O mestre é o juiz da partida.
Cabe a ele decidir o que é ou não permitido no jogo durante a partida e deve interpretar todos os PdM´s que existem, ou seja, ora ele será a loira atraente da taverna, outra o ogro gigante fedido que quer comer vocês. Ao escolher o mestre (ou escolher ser o mestre) tenha em mente que é divertido tal qual ser um jogador, mas também exige responsabilidade!
E é isso. Basicamente esses são os primeiros passos para se jogar RPG. Claro que são coisas que a primeira vista parecem óbvias, mas na prática ajuda apontar uma direção quando se está prestes a começar algo novo não? E no próximo post vou falar um pouco sobre alguns títulos de RPG para que você, jogador/mestre, já entre com o pé direito nas suas futuras aventuras.
E por hoje é só, dúvidas reclamações e opiniões, deixem um comentário.
Boa partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário